11 de agosto de 2010

Massagem com Pedras Quentes

A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno, porém já é utilizada há muitas décatas pelos Egípcios.

As manobras utilizadas na técnica são herança da massagem sueca e do shiatsu. Isso somado às teorias de moxa, a técnica oriental que usa a termoterapia para curar, os conhecimentos de Geoterapia e Massoterapia. Alternando a aplicação no corpo de pedras frias e quentes, consegue obter uma sinergia, reações fisiológicas e orgânicas que fazem muito bem. As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que religa a força interior. A aplicação é profunda.

A energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite.

O seu uso propiciona diversos benefícios, dentre eles: relaxamento mental, relaxamento do corpo como um todo, drenagem linfática pela massagem e pelo calor das pedras, diminuição de contraturas e tensões musculares, aumento da circulação, dentre outros.

Massagem Modeladora

A Massagem modeladora é uma técnica que utiliza manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento. Entre os principais benefícios estão a melhora da oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura e a melhora do tônus muscular.

Principais Indicações:
- Combate e melhora a celulite;
- Combate e melhora a flacidez;
- Ajuda na quebra de células adiposas.

Endermologia / Vacuoterapia

A endermoterapia ou vacuoterapia atua mecanicamente nos sistemas circulatórios (venoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos. É uma técnica que pode ser utilizada nos tratamentos faciais e corporais clássicos, assim como no pré e no pós-operatório.
Com a utilização de um aparelho o fisioterapeuta aplica com  sucção sobre a parte do corpo a ser tratada, deslizando-a na pele do paciente em direção à circulação linfática.

O Vácuo é um aparelho de eletro sucção que provoca uma pressão negativa, por isso a técnica pode ser chamada de drenagem linfática negativa
Benefícios:
- Esfoliação e tonificação celular na epiderme;
- Na derme, desfibrosagem e modificação da viscosidade (melhora do aspecto de casca de laranja);
- Estimulação da lipólise no tecido subcutâneo (hipoderme);
- Aumento do aporte sanguíneo; melhor oferta de O2 e nutrição celular;
- Aumento da eliminação de resíduos tóxicos;
- Recuperação, manutenção ou melhora da função linfática; auxílio na redução de edemas e hematomas;
- Estimulação dos fibroblastos para a produção de colágeno e elastina;
- Remoção de infiltrados subcutâneos, líquidos intersticiais e nódulos hipodérmicos;
- Melhora das trocas circulatórias;
- Revascularização superficial e tonificação vascular;
- Equilíbrio entre a liberação e absorção de líquidos corporais;
- Melhora do contorno corporal;
- Melhora da elasticidade cutânea;
- Melhor nutrição muscular e tissular;
- Reorganização da camada adiposa;
- Atenuação de rugas e melhora do aspecto de cicatrizes, recentes ou não.

Eletrolipólise

A eletrolipólise também chamada de eletrolipoforese é uma técnica destinada ao tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos localizados. Caracteriza-se pela aplicação de microcorrente específica de baixa freqüência (ao redor de 25 Hz) que atua diretamente a nível dos adipócitos e dos lipídios acumulados produzindo sua destruição e favorecendo sua posterior eliminação.

Os principais efeitos fisiológicos proporcionados pela eletrolipólise são:
1) Efeito Joule: a corrente elétrica produz calor que não atinge tecidos orgânicos, visto que se trata de uma corrente com uma intensidade muito pequena, porém suficiente para contribuir para instalação de uma vasodilatação com aumento de fluxo sangüíneo local. Desta forma é estimulado o metabolismo celular local, facilitando a queima de calorias e melhorando o trofismo celular.

2) Efeito eletrolítico: o campo elétrico gerado por esta corrente, induz o movimento iônico que traz consigo modificações na polaridade da membrana celular. A célula tende a manter seu potencial elétrico de membrana normal, e essa atividade consome energia a nível celular.

3) Efeito de estímulo circulatório: o ligeiro aumento de temperatura que se instala no local (efeito Joule) contribui em parte para a instauração de uma vasodilatação, promovendo uma ativação da microcirculação.

Indicações:

A principal indicação da eletrolipólise está no tratamento da gordura localizada e celulite. Há também indicação pós lipoaspiração, como complemento da cirurgia.

Contra-indicações:
Não existe nenhuma região do corpo onde o método está contra- indicado, sempre e quando a indicação seja correta. Algumas contra-indicações da eletrolipoforese:
• Transtornos cardíacos (alteração do rítmo e da condução; insuficiência cardíaca) e portadores de marca-passo e cardiopatias congestivas;
• Pinos ou placas no corpo, em áreas onde a corrente elétrica será aplicada;
• Gravidez em qualquer idade gestacional;
• Paciente renais crônicos (insuficiência renal)
• Trombose venosa profunda ou estado venoso catastrófico.
• Patologias ginecológicas, tipo fibroma uterino;
• Utilização de medicamentos, como corticosteróides, e anticoagulantes ;
• Progesterona;
• Neoplasias;
• Alterações dermatológicas (Dermatites, dermatoses, feridas, inflamações, eczemas, etc.)
• Epilepsia

Eletrolifting

Eletrolifting é o tratamento que utiliza um equipamento de corrente galvânica acoplado a uma caneta de eletrolifting. A potência de saída varia de acordo com a sensibilidade do paciente (100 a 130 uA).

O procedimento é baseado em técnica de estimulação elétrica, em conjunto com punturação ou varredura. É provocada uma irritação cutânea que induz a formação de tecido de granulação e fibrose cicatricial. São atenuadas marcas de expressão e há aumento de fibroblastos e de colágeno tipo III, o que ajuda na reorganização das fibras elásticas. O eletrolifting atua diretamente nas áreas mais afetadas por lesões e pelo envelhecimento.

Indicações: tratamento para linhas de expressão, rugas finas, estrias e flacidez tissular facial.

Contra-indicações: cardíacos, gestantes, diabéticos, neoplasisticos e portadores de hipertensão descontrolada.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.

A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem. De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete.
A drenagem mecânica é realizada por aparelhos que emitem corrente elétrica que se encarregam do transporte da linfa.

É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.

Bambuterapia

A Bambuterapia é a massagem realizada com bambus de diversos tamanhos.
Para os chineses o bambu representa força, beleza, leveza e flexibilidade, por isso esta massagem proporciona um grande bem estar.

Além de relaxar e despertar a energia, a massagem proporciona um efeito drenante, tonifica e modela os tecidos, para isso a profissional segue a massagem em direção aos gânglios linfaticos.

Pode ser aplicada em todo corpo, inclusive face e cabeça.

10 de agosto de 2010

Ultra-som

O ultrassom é um aparelho que emite uma irradiação mecânica de frequencia acima de 20 KHZ.O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico.

- O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local.
- O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.
- O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos.

Existem vários tipos de aparelhos usados na medicina diagnóstica, mas para a área de estética são basicamente 3 tipos. O aparelho de 1 MHZ, 3 MHZ e 5 MHZ.
A diferença entre eles está na profundidade de atuação das ondas sonoras por eles emitidas.

O aparelho de 5 MHZ é o mais superficial, atinge cerca de 0,5 cm de espessura abaixo da pele e serve para tratamento de estruturas de espessura fina como a face.

O aparelho de 3 MHZ é o mais comumente utilizado na estética, sua profundidade chega a aproximadamente 1,5cm abaixo da pele, portanto atinge a camada de células gordurosas sem atravessar a camada muscular a afetar os órgãos vitais.

O aparelho de 1 MHZ é o mais profundo e é muito utilizado pela fisioterapia no tratamento das dores musculares, sua penetração atinge 4cm abaixo da pele.

As indicações do ultrassom em estética são:
- Romper nódulos de celulite;
- Descompactar gordura endurecida por fibrose;
- Pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

Corrente Russa - fortalecimento muscular

Existe uma grande variedade de correntes elétricas que vem sendo usadas na prevenção e reabilitação de lesões, recuperação pós cirúrgica e com finalidades estéticas. A Corrente Russa é uma forma de eletroterapia (impulsos elétricos) que associada com exercícios voluntários proporciona volume, força e resistência (adquiridas em um programa normal de atividade física) e, habilidade e coordenação motora (adquiridas através da estimulação de fibras musculares diferenciadas com o uso da eletroestimulação).
A Corrente Russa etimula fibras musculares de rápida contração, recrutando maior número de unidades motoras. Por esse motivo essa corrente enrijece e tonificam a musculatura.

Aplicações corporal e facial:
- Flacidez muscular;
- Flacidez tissular;
- Para melhora do fluxo sanguíneo;
- Melhora do sistema circulatório.

Contra Indicações: Cardiopatias congestivas, portadores de marca-passo, patologias circulatórias como flebites, embolias, tromboflebites, gestantes, hiper e hipotensos descompensados, processos infecciosos e inflamatórios, neoplasia, renais crônicos, patologias pulmonares como efisema pulmonar, epilepsia, regiões com dermatites ou dermatoses e lesões musculares graves.